Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

UBIRATAN ROSÁRIO







José Ubiratan da Silva Rosário nasceu em Viseu em 7 de junho de 1938 e faleceu em Belém a 24 de outubro de 2009. Escritor, professor, jornalista e pesquisador da cultura brasileira. Sua formação escolar deu-se em Bragança, Castanhal, Santarém e em Belém no tradicional Colégio “Paes de Carvalho”. Grraduou-se em História, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1964. Aprovado em concurso público, passou a lecionar História Medieval, Antropologia, Folclore e Cultura Brasileira. Em 1974 obtém a especiaização em Geografia Agrária pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Como jornalista trabalhou na “Folha do Norte” e em “O Estado do Pará”, além de colaborar em diversos outros órgãos da imprensa do Pará.
Pertenceu a diversas instituições culturiais como Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), Conselho das Comunidades Luso-Brasileiras, Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Comissão Paraense de Folclore, Academia Paraense de Jornalismo e Associação Paraense de Escritores (APE).
Multiprermiado, Rosário obteve da Academia Paraense de Letras os seguintes prêmios: primeiro lugar no prêmio “Elmano de Queiroz” (Teatro, 1978) para “O Lorde e a Esquadra Fantasma na Amazônia”; Menção Honrosa para “Belém, Urbe Amazônica” (1980) no prêmio Samuel Wallace Macdowell, obtendo neste prêmio o primeiro lugar em 1985 com “Cultura Brasileira”. Da Academia Brasileira de Letras obteve o prêmio “José Veríssimo”, com a obra “Amazônia - processo civilizatório: Apogeu do Grão-Pará”, em 1983.


PUBLICAÇÕES
EnsaiosIndependência do Brasil, 1974; Amazônia, Processo Civilizatório, 1986; Cultura Brasileira – Estudos e Roteiros de Aula, 1989; Cultura Brasileira, 1993; Saga do Caeté, 2000.

Um comentário:

  1. Seria possível a doação de um exemplar do título "Saga do Caeté" para a Biblioteca Prof. Armando Bordallo da Silva-Alameda Leandro Ribeiro, S/N, Bragança-PA

    ResponderExcluir