Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PAOLO RICCI









Paolo Ricci nasceu em Lucca, na Itália, em 08 de setembro de 1925 e faleceu em 08 de maio de 2011 em Belém do Pará. Foi cronista, poeta, romancista e artista plástico de expressão internacional. Integrou a Academia Paraense de Letras (APL) desde 21 de outubro de 1980, ocupando a cadeira de número 19. Seus vieram da Itália morar na Ilha do Marajó ainda na época áurea da borracha. Graduou-se em Direito, estudando em Belém do Pará, colaborando com jornais paraenses da época como “Folha do Norte” e “A Província do Pará”.
Autodidata, iniciou-se nas artes plásticas, tendo apoio do pintor Leônidas Monte e Frederico Barata, indo depois estudar na Escola de Belas Artes de Salvador. Pesquisador incansável das artes plásticas no Pará, organizou a exposição “Artistas Plásticos Paraenses do Século XIX” e o livro “As Artes Plásticas No Pará”. É citado pelo “Dicionário de Artes Plásticas” do Ministério da Educação como um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil.
Publicações
Poesia Riso dos Insanos, 2001; Entre o espaço e o tempo, 2003; Revoada de anseios, 2004; 25 Madrigais de Amor e Dor, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário