Projeto Memorias

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

YARA CECIM






Yara de Araújo de Souza Cecim nasceu em Santarém no dia 13 de maio de 1916. Faleceu em Belém do Pará em 26 de outubro de 2009. Foi poeta, contista, artista plástica e pesquisadora. Segundo o escritor Nicodemos Sena – também santareno - “através da pena mágica de Yara, o impossível aconteceu, isto é, o portentoso contexto amazônico (com suas vastidões e belezas naturais), que sempre desorientou a quantos se atreveram a desenhar literariamente a vida amazônica, desta vez não invadiu o texto, mas encontrou a sua expressão mais cabal e adequada”.
Falando de uma Amazônia povoada de mitos e seres fantásticos, Yara Cecim também é assim definida pelo falecido escritor Ápio Campos: “(...) seu realismo fantástico tem cheiro de mato e sopra sobre o leitor o hálito das ilhas e dos seres estranhos que as povoam”. Com seu estilo peculiar de escrita a autora foi distinguida com Menção Honrosa pela Academia Paraense de Letras no concurso Samuel Wallace Mac Dowell de 1987 com o livro “Taú-Taú e Outros Contos Fantásticos da Amazônia”.


Publicações
Poesia - Folha de Outono, 1983; Arabescos, 1991. Contos - Taú-taú e outros contos fantásticos da Amazônia, 1989; Histórias daqui e dali, 1993; Lendário, 2004.

3 comentários:

  1. Escritora que merece mais destaque,inclusive seus textos são dificeis de serem encontrados. Viva Yara, viva Santarém

    ResponderExcluir
  2. Minha tia Yara, quanta saudade!

    Vives em nossas memórias, através da tua vida e das histórias narradas por ti.

    ResponderExcluir
  3. A cabocla flor, Yara encantada das águas do mágico rio Tapajós, ave mãe YARA da AmazoOnia

    ResponderExcluir