Projeto Memorias

segunda-feira, 25 de março de 2013

ADALCINDA CAMARÃO


       Adalcinda Magno Camarão Luxardo nasceu em Muaná (Marajó) no dia 18 de julho de 1914. Faleceu em Belém do Pará no dia 17 de janeiro de 2005.

        Adalcinda foi poeta romântica e compositora. Estudou no Colégio D. Pedro II e também no Instituto de Educação. Despontou como poeta na revista de estudantes denominada “Terra Imatura”, no ano de 1938. Foi fazer seu mestrado em Educação e Linguística nos Estados Unidos em 1956, ficando lá até 1959. Neste mesmo ano foi eleita para a Academia Paraense de Letras para ocupar a cadeira 17, cujo patrono é Felipe Patroni. Era casada com o também membro da Academia Paraense de Letras, Líbero Luxardo, com quem teve um filho. Morou nos Estados Unidos, onde trabalhou como professora de Português para estrangeiros. Ensinou também literatura brasileira e portuguesa de 1960 a 1965.

      Lecionou em algumas universidades e centros de ensino americanos, tais como: Georgetown University, American University, Graduate School of the Agriculture Department, Arlington Adult Education. Também lecionou na Casa Branca para os assistentes dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford nos anos de 1974 e 1975.

        No ano 2000, após 44 anos nos Estados Unidos, a poeta voltou para Belém e faleceu cinco anos depois, com 91 anos de idade.

Publicações:

Educação - Brasil Fala Português. 1964; Comentários no Espaço e no Ar (At the Red Lights, em inglês), 1977).

Folclore - Lendas da Terra Verde, 1956.

Poesia - Despetalei a Rosa, 1941; Vidência, 1943; Baladas de Monte Alegre, 1949; Entre Espelhos e Estrelas, 1953 (Premiado como melhor livro do ano pelo Governo do Estado); Caminho do Vento, 1968; Folhas, 1979; A Sombra das Cerejeiras, 1989; Antologia Poética, 1995.

Teatro - Um Reflexo de Aço, 1955; O Mar e a Praia, 1956.

4 comentários:

  1. Sou sobrinha - neta desta grande escritora, e com muito orgulho, tenho me empenhado em descobrir minhas raízes e meus familiares distantes que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente. Sou filha de Raymundo Magno Camarão Filho, sobrinho de Adalcinda , o qual era filho de seu irmão Raymundo Magno Camarão e de Dolarice Corrêa Magno Camarão. Se alguém puder me dar informações a respeito de minha avó Dolarice, de minha bisavó Camila de Brito Magno Camarão, e de meus parentes paraenses em geral, por favor , me ajudem, e eu ficarei muito grata. Meu nome é Maria Nazaré Magno Camarão. Sou do Rio de Janeiro. Meu e- mail para contatos nazamagno@hotmail.com Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!

    Seu pai era professor e atuava na região dos lagos?

    albernazcrespo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu pai era o filho do professor . Chamavam-se Raymundo Magno Camarão (o professor , meu avô ) e Raymundo Magno Camarão Filho , ( meu pai).

    ResponderExcluir
  4. Prezados, eu pesquiso Adalcinda camarão no mestrado e tenho anseio de pesquisa sobre ela no doutorado. preciso da autorização de um parente vivo para que tenha acesso as suas obras nos estados unidos. alguém que possa me ajudar?
    heydejane.16@gmail.com

    ResponderExcluir